quinta-feira, 20 de maio de 2010

Presente Simples Afirmativo

  • Usamos o Present Simple para falar de fatos reais, hábitos e rotinas.
    I live in São Paulo. [Eu moro em São Paulo.]
    You work for a big company. [Você trabalha em uma empresa grande.]
    They play tennis every afternoon. [Elas jogam tênis toda tarde.]
    It rains a lot in London. [Chove muito em Londres.]
I work
eu trabalho
you work
você trabalha
he works
ele trabalha
she works
ela trabalha
it works
ele(a) trabalha
we work
nós trabalhamos
you work
vocês trabalham
they work
eles(as) trabalham

  • Perceba que, ao contrário do português, o inglês não possui muitas variações na conjugação dos verbos no presente. A única exceção é feita para a terceira pessoa do singular (he, she, it) que, na maioria dos verbos recebe a letra "s" no final.

  • Alguns exemplos:
We drink coffee every day.     He drinks coffee every day.
[Nós bebemos café todo dia.]  [Ele bebe café todo dia.]

Mark and Luke read comic books.  She reads the newspaper.
[Mark e Luke lêem gibis.]              [Ela lê o jornal.]

You eat vegetables.         It eats vegetables.
[Vocês comem legumes.]  [Ele(a) come legumes.]

  • O verbo have (ter, possuir) é uma exceção a essa regra:
I have two sisters.         Jane has two sisters.
[Eu tenho duas irmãs.]    [Jane tem duas irmãs.]

They have a green shirt.          Donald has a blue shirt.
[Eles têm uma camisa verde.]    [Donald tem uma camisa azul.]

  • Nem todos os verbos recebem apenas a letra "s" no final. Os verbos terminados em -ss, -o, -sh, -ch ou -x normalmente recebem "es" para a terceira pessoa do singular (he, she, it):
I go to the park every Sunday.    My mother goes to the beach every Friday.
[Vou ao parque todo domingo.]    [Minha mãe vai à praia toda sexta-feira.]

You wash your car.        He washes his bike.
[Você lava seu carro.]    [Ele lava a bicicleta dele.]

They fix cars.                 He fixes motorcycles and bikes.
[Eles consertam carros.]   [Ele conserta motos e bicicletas.]

  • Já para os verbos terminados em y, precedido de consoante, descarta-se o "y" e acrescenta-se "ies". Para os verbos terminados em y mas precedidos de vogal, basta acrescentar o "s" como na regra geral.
I study English every day.       My mother studies French at university.
[Eu estudo inglês todo dia.]     [Minha mãe estuda francês na universidade.]

I play the piano.     She plays the piano.
[Eu toco piano.]      [Ela toca piano.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário